Javascript necessário! :P

Suporte

Coberturas e Critérios de Coleta

Baixe aqui os mapas de cobertura de meios e veículos monitorados pela Kantar IBOPE Media.

Coleta das Informações
1Mídia eletrônica

a) TV aberta, TV por assinatura e rádio

A coleta para os meios TV aberta, TV por assinatura e rádio consiste no registro e padronização de todas as informações veiculadas, que vão desde os programas exibidos até as inserções publicitárias dos breaks comerciais.

b) Cinema

Para o meio cinema, são reportadas as inserções publicitárias que ocorrem antes da exibição dos filmes.

c) Merchandising

Para a coleta de merchandising, são consideradas as ações que ocorrem somente em programas nacionais, veiculados em 5 redes: Band, Globo, Record, Rede TV! e SBT.

2Mídia impressa

a) Jornal

São coletados os anúncios da primeira a última página de cada exemplar de segunda-feira a domingo, incluindo os suplementos e/ou cadernos especiais regionais.

b) Revista

São coletados os anúncios da segunda a quarta capa de todas as edições, incluindo as especiais e suplementos regionais.

3Mídia exterior

a) OOH

As informações referentes à quantidade de faces/telas são declaradas pelas exibidoras. Por meio de fotos dos aparelhos/mobiliários, as veiculações são classificadas de acordo com os critérios estabelecidos e acordados com o mercado.

4Mídia digital

a) Display

Toda a coleta de publicidade online em formatos display é realizada de forma independente, a partir de uma tecnologia de captura de criativos em plataformas digitais. O serviço de captura dos formatos visita os sites da cobertura várias vezes por dia e faz o download de todas as imagens encontradas, separando em publicidade e não publicidade.

b) Search

Para coleta de links patrocinados em sites de busca, os sistemas da Adgooroo, empresa da Kantar Media especializada no mercado de Search, visita os buscadores presentes na cobertura várias vezes por dia para a coleta dos anúncios pagos, desconsiderando os resultados orgânicos. Os domínios coletados são então classificados de acordo com a estrutura de mercado do Monitor.

Valoração dos dados

São reportados os investimentos publicitários para inserções veiculadas nos meios TV aberta, TV por assinatura, rádio, jornal, revista, outdoor, cinema, internet, mobiliário urbano e merchandising, de acordo com a abrangência do meio e critérios predefinidos com o mercado.

Para o cálculo do investimento, são utilizadas as tabelas de preços de cada veículo vigentes na data da coleta. A divulgação das tabelas de preço é de responsabilidade dos veículos, sendo que a atualização é realizada pelo Monitor. Todos os dados fornecidos são relacionados ao investimento bruto, desconsiderando-se negociações e descontos aplicados pelo mercado.

A regra é a mesma para anúncios e comerciais cedidos gratuitamente, por serem considerados espaços ocupados.